Como cuidar da sua saúde bucal com Implantes

Quando a perda dental é na região anterior, certamente todos se desesperam e procuram rapidamente a reabilitação do local, certo? Quando devolvemos a função como um todo, estamos reabilitando, diferente de simplesmente recolocar.  A perda de um dente com certeza é motivo de tristeza e preocupação, pois quando os dentes estão nas posições certas formam uma engrenagem perfeita. A perda dos dentes causa vários desequilíbrios, como:

• Inclinação dos dentes vizinhos para ocupar o espaço vazio;

• Dentes superiores que descem pela perda de contato;

• Sobrecarga maior nos dentes vizinhos à perda, causando abfrações ou erosões e, consequentemente, sensibilidade

• dental, devido a perda do esmalte no local;

• Aumento do espaço ou distância entre os dentes, provocando impacção dos alimentos, inflamações nas gengivas e até perda óssea;

• Mastigação unilateral e desequilíbrio da musculatura;

• Baixa da imunidade, devido a pouca absorção de vitaminas e nutrientes;

• Problemas nas ATMs (ATM=articulação temporo mandibular), causando dores de cabeça e dores de ouvidos;

• Envelhecimento da face, devido a perda da dimensão vertical ou altura facial, ocasionando aparecimento de rugas, ou aprofundamento do sulco naso-labial de forma precoce;

• Intestino mais preso pois, pelos problemas dentais, a alimentação é alterada para alimentos menos fibrosos, que necessitam de menor mastigação, causando obesidade e aumento do colesterol;

• Prejuízo nutricional, com pouca absorção dos nutrientes, devido a pouca trituração dos alimentos, ocasionada pela

• perda dental.

Com estes desequilíbrios, vemos que a perda de um dente pode causar consequências na saúde de forma geral. Na história antiga, antes da revolução industrial, quando não existiam máquinas ou motores, a saúde e o valor dos indivíduos eram estimados pela presença ou não dos dentes. Atualmente os implantes são a forma mais segura de reabilitar a perda dos dentes. Costuma-se dizer que implantes são como vinhos, quanto mais antigos melhores... mas para que isso seja realidade, é necessário um planejamento criterioso, onde a carga mastigatória seja bem distribuída, estimulando a formação óssea pela função. O sucesso do implante depende da avaliação da quantidade e qualidade óssea no local, e essas informações são obtidas através da tomografia volumétrica. A tomografia volumétrica é o exame de eleição para o planejamento de implantes, que possibilita a visão tridimensional 3D, ou avaliação 360 º.  Modernos softwares de planejamento e precisão tornam a cirurgia mais previsível e segura, com cicatrizações mais rápidas e melhor pós-cirúrgico.