Clareamento dental

SORRIR!

Exercício da felicidade, expressão da alma.

O desejo de ter um lindo sorriso inclui preencher o sorriso com dentes brancos e bem posicionados.

O clareamento dental é o método utilizado para deixar os dentes mais brancos, nos dias atuais amplamente utilizado, existem basicamente 2 formas mais utilizadas de clareamento: realizado em consultório pelo dentista

ou de forma caseira.

Mesmo no método caseiro é muito importante ser realizado com a orientação do seu dentista pois existem vários pontos a serem avaliados para poder indicar o melhor método e concentração para cada paciente.

Pontos a serem avaliados:

A origem (externa ou interna) ou na ainda na formação do dente da mancha ou coloração escura. Deve ser  diagnosticada para poder indicar o tipo de clareamento a ser usado.

Manchas de origem externa: causadas por cigarro, alimentação com corantes, café , materiais restauradores

como amalgamas e alguns curativos temporários.

Manchas de origem interna:tem origem no interior do dente, causado por hemorragia interna pós trauma, necrose, calcificação distrófica da polpa, uso de materiais obturadores e execução inadequada da abertura coronária.

Existem manchas causadas no período de formação dos dentes, ainda na gestação ou nos primeiros anos de vida,

fase onde os germes dos dentes estão sendo formados como amelogenese imperfeita, fluorose dental, hipoplasia do

esmalte e uso de medicamentos na gestação que ultrapassam a barreira placentária como a tetraciclina.

E doenças como icterícia, distúrbios hepáticos, eritosblastose fetal, uso de medicamentos pós nascimento, infecções , febre alta, etc.

O exame clinico minucioso feito por seu dentista para avaliar:

• A condição da gengiva

• Recessões gengivais

• Perdas ósseas

• Restaurações defeituosas

• Patologias pulpares

• Erosões

• Abfrações

...é imprescindível para evitar efeitos colaterais como sensibilidade dentaria pós clareamento.

Essa fase inicial da pesquisa, o diagnóstico e documentação completa por fotografias, radiografias e tomografias é fundamental para a escolha do melhor plano de tratamento, seleção adequada da técnica de clareamento, escolha da

concentração ou potencial do material clareador para cada caso.

O sucesso do tratamento depende do correto diagnóstico e consequente escolha do melhor método para o tratamento.

Durante a fase do tratamento e imediatamente após o tratamento de clareamento, os poros do esmalte estão mais

abertos, nesta fase deve-se evitar alimentos com colorações acentuadas.

Garantem por maior tempo o clareamento:

• Escovação com creme dental para dentes sensíveis, ajudam a fechar os poros abertos pelo clareamento.

• Uso frequente do fio dental

* O clareamento dental deve ser evitado no período de gestação e pacientes com predisposição cancerígena.